do nível do mar
cultivados
de uvas viníferas
produzem neste terroir
A Vinícola Aurora nasceu e cresceu em meio aos muitos vales que formam a Serra Gaúcha, onde a terra e o clima são perfeitos para o cultivo de diferentes variedades de uva. É uma região que abriga um Brasil à parte, com sabores e aromas diferentes, tradicional por seus vinhos e por preservar a cultura italiana em suas raízes. Seus vinhos contam com Denominação de Origem (D.O.).
O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é a mais aclamada região produtora de vinhos do Brasil.
Além de ser uma região montanhosa por natureza, seu solo é formado por rochas basálticas com diversas profundidades, proporcionando uma camada fértil bem pronunciada. O clima subtropical, com temperaturas que oscilam dos -4°C aos 32°C, garante invernos rigorosos e verões quentes, estações que otimizam as etapas de crescimento da videira. Os dias quentes com noites frescas beneficiam a concentração de açúcar e a coloração das uvas.
Reconhecida pelo INPI em 2010 como um território com Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos e espumantes, a região vem crescendo em visibilidade e qualidade ano a ano. Em 202, conquistou também a Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira reconhecida, que após um processo de 10 anos reconhece não somente as variedades Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, mas também métodos de manejo e produção. O terroir de Pinto Bandeira dentro da produção da Cooperativa Vinícola Aurora é o que mais gera produção de uvas viníferas.
Hoje, o terroir Altos de Pinto Bandeira é a área que gera a maior produção de uvas viníferas. Hoje, o terroir Altos de Pinto Bandeira é a área que gera a maior produção de uvas viníferas.
do nível do mar
cultivados
de uvas viníferas
produzem neste terroir
A região de Pinto Bandeira tem demonstrado cada vez mais excelência para o cultivo de variedades viníferas. Trata-se de um terroir com identidade própria no que diz respeito às suas combinações naturais de clima, relevo e solo, sem falar na técnica e nos saberes tradicionais dos produtores da região.
do nível do mar
de hectares cultivados
é a produção média de uvas viníferas
Localizada nos pampas, em meio à bucólica paisagem dos campos sulinos, está o terroir da Campanha Gaúcha. Uma nova joia na produção de vinhos no sul do Brasil.
A Campanha Gaúcha carrega alguns atributos que a diferenciam das demais regiões vinícolas. Entre seus diferenciais está o clima, com temperaturas que facilmente chegam a zero grau no inverno, verões muito quentes e menor incidência de chuva em relação a outras zonas produtoras. Outra característica marcante é o solo basáltico e arenoso, com ótima drenagem e pouca concentração de matéria orgânica.
São estas condições de clima e solo, além do relevo marcado por planícies e pequenas ondulações, que favorecem uma ótima maturação das uvas viníferas. Atualmente, a região possui Indicação de Procedência reconhecida pelo INPI. A Cooperativa Vinícola Aurora cultiva seus vinhedos na cidade de Santana do Livramento.
A linha Aurora Procedências foi criada para exaltar a excelência da produção dos vinhedos da Cooperativa Vinícola Aurora e homenagear toda a dedicação dos cooperados que trabalham no cultivo de uvas de altíssima qualidade. Compreende três regiões da Serra Gaúcha: Lajeadinho (Veranópolis), Tuiuty e Monte Belo do Sul (Bento Gonçalves).
diferentes
cultivados
de uvas viníferas
produzem neste terroir
Região de clima úmido e áreas montanhosas, com algumas zonas planas. Possui boa incidência de ventos, solos rasos a medianamente rasos, e locais com pronunciamento de rocha basáltica (pouco profundos), com camada fértil bem pronunciada. Está a uma altitude que varia entre 400 e 550 metros.
Origem: Vale dos Vinhedos
Origem: Serra Gaúcha
Origem: Serra Gaúcha - Brasil
Origem: Pinto Bandeira – Serra Gaúcha
Origem: Pinto Bandeira – Serra Gaúcha
Origem: Pinto Bandeira – Serra Gaúcha
Origem: Campanha Gaúcha
Origem: Campanha Gaúcha
Origem: Campanha Gaúcha
Origem: Lajeadinho - Serra Gaúcha
Origem: Tuiuty - Serra Gaúcha
Origem: Monte Belo do Sul - Serra Gaúcha