O que é?
O canal de Ética da Cooperativa Vinícola Aurora é um mecanismo de
comunicação que a empresa disponibiliza para que seus profissionais,
jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros
comerciais, comunidade em geral e associados, possam, de forma segura e
responsável, registrar suas sugestões de melhoria, expor suas ideias ou
comunicar algo que talvez esteja em desconformidade com o Código de
Ética e Conduta da Cooperativa.
Para que serve?
Serve para a empresa receber preocupações relativas à conduta ética da
Vinícola ou sugestões de melhoria, para que, através de um processo
seguro, confidencial e responsável, sejam destinadas à apuração.
Por que utilizar?
É uma forma das pessoas se expressarem livremente sem medo de qualquer
tipo de repreensão, pois a identidade é mantida em sigilo, mesmo quando
o comunicante se identificar, e porque nos traz o conhecimento de fatos,
até então, não identificados ou não compreendidos.
Como utilizar?
Dentro do Canal de Ética são disponibilizados 6 formulários, onde o
comunicante deve selecionar o assunto que deseja tratar e preencher com
os dados pertinentes. Pode-se ainda, anexar dentro da comunicação,
arquivos que podem ajudar no entendimento do conteúdo enviado. Os
formulários são divididos em temas de acordo com o Código de Ética e
conduta da Vinícola Aurora.
Como é feita a apuração dos relatos?
Todos os relatos são recebidos por uma pessoa do setor Jurídico da
Vinícola Aurora e encaminhados à Alta Direção, que faz parte dos Comitês
de Ética. A direção é responsável, junto do comitê, pelo encaminhamento
ou não do relato para apuração. A análise é feita de forma confidencial,
discreta e imparcial, por um dos dois comitês existentes.
O que é?
O canal de Ética da Cooperativa Vinícola Aurora é um mecanismo de
comunicação que a empresa disponibiliza para que seus profissionais,
jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros
comerciais, comunidade em geral e associados, possam, de forma segura e
responsável, registrar suas sugestões de melhoria, expor suas ideias ou
comunicar algo que talvez esteja em desconformidade com o Código de
Ética e Conduta da Cooperativa.
É possível acompanhar a apuração dos relatos?
Sim, é possível acompanhar a apuração do relato, através de um código de
acesso gerado no momento do envio da comunicação. É de suma importância
que o comunicante anote este código, para que o mesmo consiga acompanhar
o andamento do caso, bem como, fornecer mais detalhes e informações,
quando pertinente.
A identificação é obrigatória?
Não. A identificação não é obrigatória, podendo o comunicante ficar no
anonimato e mesmo optando por se identificar, o mesmo será preservado e
não será tomada nenhuma medida contra aquele que de boa-fé efetuar
qualquer comunicação sobre questões éticas.